Arte do Blues

huh

Queridíssimos arteiros, que tal adicionar um pouco de blues no ano 2016 só pra começar? Um gênero musical tão contagiante e gostoso de ouvir e curtir com a companhia certa e até sozinho, se você nunca experimentou ouvir uma melodia assim, ou não sabe identificar, continua lendo o post da mini aula blues!

Origens

Nos Estados Unidos o blues surgiu a partir dos cantos de fé religiosa chamada spirituals (origem africana), e também de outras formas, como o cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pela comunidade dos escravos libertos, que usavam suas letras de música como uma forma de protesto contra a escravidão ou formas de escapar dela.  Não é atoa que é um ritmo musical com fins bem expressivos.

Esse gênero evoluiu a cada década que se passava, nos anos 50 B.B. King consagrou a guitarra solo como elemento central do blues, tanto que hoje em dia ele é considerado o rei do blues.

Uma curiosidade é que o blues também existe em forma de dança, conhecido como “swing dancing” um estilo sem padrões fixos, e principalmente baseado no contacto, sensualidade e improvisação.

Exemplos musicais

 

Não custa dar um clique nos áudios e experimentar um pouco de blues. Me despeço com uma citação do cantor e compositor Willie Dixon.

Blues é a raiz, o resto são frutos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s