Quem foi Frida Kahlo?

Hello Arteiros! Frida Kahlo, muitas vezes vemos quadros com o rosto dela ou ouvimos falar, mas não sabemos quem ela foi de verdade e porque os quadros com seu perfil fazem tanto sucesso até hoje. Neste post vou fazer um resumão sobre ela.

Frida nasceu no ano de 1907 na cidade do méxico, seus pais luteranos alemães, tiveram mais 3 filhas, sendo Frida a terceira. Aos seis anos de idade contraiu uma doença chamada poliomielite, além de outras séries de doenças, acidentes, lesões e operações que sofreu ao longo da vida. A poliomielite deixou uma lesão no seu pé direito, o que fez ser apelidada de Frida perna de pau, e um dos motivos de ter passado a usar calças e logo depois saias bem longas, o que se tornou uma de suas marcas pessoais.                                                                     Aos 18 anos sofreu um grave acidente em que o bonde que viajava se chocou com um trem, Frida ficou muitos meses entre a vida e a morte, tendo que operar diversas partes e reconstruir por inteiro seu corpo, que estava todo perfurado. Este acidente a obrigou usar coletes ortopédicos de diversos materiais, que chegou a pintar, como o colete de gesso da tela intitulada “A coluna partida”. Durante sua longa recuperação, Frida começou a pintar.

Com 22 anos, Frida se casou com Diego Rivera (separando-se e casando novamente anos depois) e sobre influência dele procurou ter sua arte voltada para a identidade nacional mexicana, e muitas vezes explorava o tema do folclore e da arte popular do México. Ao longo dos anos, teve seus quadros expostos em diversos lugares, como Paris e Nova York. Frida nunca teve filhos devido ao acidente, que perfurou seu útero, deixando graves sequelas.

A artista tentou o suicídio diversas vezes, mas em 1954 contraiu uma forte pneumonia e foi encontrada morta, mesmo seu atestado de óbito registrando embolia pulmonar como causa da morte, não foi descartada a hipótese de overdose (acidental ou não) devido a grande quantidade de remédios que ingeria e uma última anotação em seu diário, dizendo “Espero que minha partida seja feliz, e espero nunca mais regressar” que permitiu a hipótese de suicídio. Seu corpo foi cremado e suas cinzas depositadas em uma urna em sua antiga casa, hoje Museu Frida Kahlo.

Curiosidades sobre Frida:

  • Mesmo sendo considerada por alguns especialista como uma artista que fez parte do surrealismo, Frida negava, argumentando que não pintava sonhos, mas suas própria realidade.
  • Frida era bissexual. (Seu marido aceitava abertamente seu relacionamento com outras mulheres)

Obras de Frida Kahlo

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s