Exposição Rio – Primeiras Poses

Uma super exposição está te esperando de braços abertos no mês de fevereiro inteirinho, tudo exposto no IMS – RJ (Instituto Moreira Salles).

O Rio: primeiras poses – Visões da cidade a partir da chegada da fotografia (1840-1930), faz parte da programação especial dedicada aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. A exposição percorre nove décadas de produção fotográfica na cidade maravilhosa, com fotografias que documentam a cidade no Império, em especial durante o Segundo Reinado de d. Pedro II, e as primeiras quatro décadas da República.

São 450 imagens de fotógrafos como Abraham-Louis Buvelot, Georges Leuzinger, Victor Frond, Augusto Stahl, Revert Henri Klumb, Albert Henschel, Marc Ferrez, Joaquim Insley Pacheco, Hubner e Amaral, Carlos Bippus, Lopes, José dos Santos Affonso, Thiele, W. Kollien, Augusto Malta e Guilherme Santos. 

A exposição segue até a década de 1930 que, com o fim da velha República, inaugura o período de modernidade, de industrialização e de urbanização que levariam a cidade a ser o que é hoje. Assim, a mostra antecipa as transformações que as próximas décadas trariam, como o crescimento da cidade em direção à zona Sul e às praias, que precedeu a expansão em direção à zona Oeste (Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Santa Cruz). Imagens de Copacabana e Ipanema, entre 1900 e 1930, revelam os primeiros movimentos em direção à construção de uma nova cultura na cidade associada às praias oceânicas, que tanto marcaria a vida dos moradores do Rio ao longo do século XX.

OBS: Muitas das imagens apresentadas nunca foram exibidas antes.

A mostra permanece em cartaz até 28 de fevereiro de 2016 e pode ser visitada de terça a domingo, das 11h às 20h. De terça a sexta, às 17h, e sábados, às 17h30, com ponto de encontro na recepção, acontecem visitas mediadas por educadores. A atividade é gratuita e sem necessidade de agendamento prévio.

MAIS INFORMAÇÕES:

Rua Marquês de Sao Vicente, 476, Gávea, Rio de Janeiro-RJ, CEP 22451-040.

Telefone (21) 3284-7400, (21) 3206-2500

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s